Doppler.jpg
Faça o agendamento online. É fácil, rápido e seguro.

Doppler de Artérias Carótidas e Vertebrais

As artérias carótidas e vertebrais são vasos sanguíneos que irrigam o cérebro. A obstrução desses vasos por placas pode levar à isquemia cerebral, cuja principal manifestação é o Acidente Vascular Cerebral ( AVC).
O exame de Doppler de carótidas e vertebrais tem como objetivo identificar e graduar o estreitamento do vaso causado pelas placas ateroscleróticas.
O exame também é indicado para avaliar a espessura da parede da artéria carótida (espessamento do complexo médio-intimal) que é um parâmetro de avaliação indireto de como se encontra a circulação coronariana (do coração). Portanto é um marcador indireto de doença cardiovascular.
Também é o principal exame de controle de evolução e seguimento após a realização de procedimentos cirúrgicos nas artérias carótidas e vertebrais, tais como a endarterectomia e a angioplastia.
O paciente é examinado deitado com a cabeça discreta e confortavelmente orientada para o lado oposto da carótida que está sendo examinada. O médico avaliará a circulação das artérias carótidas (comum, interna e externa) com um equipamento de ultrassom-Doppler. A sonda de ultrassom é passada gentilmente pelo pescoço e as medidas de fluxo são realizadas. O exame é documentado com fotos e o laudo é entregue
Não é necessário um preparo específico para o exame de Doppler de carótidas e vertebrais.